“Todes" série Cidades, 1993
Óleo sobre tela, 
122 x 250 cm.

 

"Mulheres”, série Cidades, 1993
Óleo sobre tela, 
122 x 250 cm.
Coleção particular.

"Homens”, série Cidades, 1993

Óleo sobre tela, 

122 x 250 cm.

Os trabalhos foram exibidos no 
XXIII Salão de Arte Contemporânea Santo André, na cidade de Santo André - SP, em 1995, com 
curadoria de Evandro Carlos Jardim, Ubirajara Ribeiro e Paulo Klein. Fotos: Adolfo Vargas.

Imagem 1:  semente de maconha manipulada geneticamente (DNA), aprimorada ao longo de várias gerações, a fim de desenvolver um composto livre de THC com alto teor de CBD (canabidiol), cuja propriedade tem resultados clínicos comprovados no tratamento e prevenção de dezenas de doenças em seres humanos e animais. 

 

Imagem 2: duas partes côncavas de cápsulas à base de mandioca, biodegradáveis e compostáveis, com terra vegetal acomodada no seu interior, juntamente com a semente, que deve ser selada com água, umedecendo levemente as extremidades das partes. 

 

Imagem 3: bomba de semente, na forma de uma esfera, de 4,2 cm de diâmetro, pronta para ser arremessada na natureza, terrenos baldios, parques, jardins abandonados e/ou solos degradados. 

 

Imagem 4: é possível observar 27 sementes de maconha na composição e número em alusão às unidades federativas representadas por estrelas na bandeira do Brasil, uma resposta ao resultado do trabalho “Progresso”, que aponta para a necessidade urgente da liberação do cultivo da maconha em todo o território brasileiro, por meio do agrupamento alegórico das sementes, uma referência às práticas coletiva, associativa e cooperativa, que incluem cultivo, transformação, comércio e usos, sejam eles medicinal, recreativo,  na produção, entre outros. 

 

Este trabalho foi pensado especificamente para a publicação “4 x 14”, de 2021, realizada por 14 artistas do grupo de aprofundamento I, do grupo de acompanhamento de projetos e pesquisa, o Clínica Geral do Ateliê397.