Milton Tortella (1970) vive e trabalha em São Paulo. É artista visual, arte educador, design multimeios e gestor do Ato Arte, um coletivo que estimula o diálogo entre arte contemporânea e público.
No âmbito pedagógico, sua pesquisa é orientada pela operação de construção coletiva de conhecimento. É diretor criativo e designer multimeios do Laboratório de Criação e co-coordenador do Moveh – Movimento pela Educação Humanizadora.
Seu trabalho artístico tensiona conceitos e complexifica a relação entre matéria e símbolos que organizam as pessoas. Sua pesquisa caracteriza-se pelo olhar crítico sobre o status quo da sociedade brasileira ao estabelecer significados a partir da articulação de imagens, que se formalizam como objetos, instalações, intervenções, falas, pinturas e desenhos.
Milton Tortella participou de exposições coletivas, com destaque para o II Prêmio Günther de Pintura (1992), no MAC – Museu de Arte Contemporânea, SP, e a “Amado Jorge Amado” (2008), na Caixa Cultural São Paulo. Além de exposições individuais, destaque para “Lance Livre” (2016), no SESC Interlagos, em São Paulo. “Papel Passado” (2006), que recebeu o prêmio de melhor exposição do ano, no Espaço Cultural Banco Central de Arte, em São Paulo/SP, e para intervenção Milton Tortella: Barbearia Residência (2022), curadoria de Lucas Goulart, no Salão Laércio (1943), com parceria do Ateliê397.
Atualmente, trabalha na série “Território Expropriado”, que opera com o deslocamento dos significados encontrado nos objetos recuperados e garimpados pelo artista nos pertences pessoais e de sua família. A pesquisa é sobre aquilo que nos pertence na construção diversa de um novo espaço de vivência e de trocas materiais. Reconhecendo, assim, suas contradições que se impõem como um sistema que combina objeto com a ação humana, um sistema de construção do futuro, como apontado por Milton Santos e Maria Laura Silveira, que trata a territorialidade humana como destino que pode ser expandido e também como formação socioespacial, onde se entende o espaço como sociedade.