Processo da série “Diário”. Pintura sem desenho prévio na tela

Série Diário, 2000 - 2013

A série é composta por dezenas de trabalho com linguagem caricata e cores vibrantes, realizados, sem desenho prévio na tela (o primeiro traço é mantido íntegro do início ao final de cada pintura), foi realizada entre 2000 - 2013. Os trabalhos tratam de assuntos do cotidiano popular, como: violência, preconceito, meio ambiente, relacionamento, trabalho, entre outros noticiados na mídia de massa e vivenciada pelo artista.

1/1

Diário – Um Olhar Sobre o Cotidiano Popular
por Mônica Hernandes – Professora de História, Produtora Cultura

Em uma explosão de cores, formas e volumes contrastantes, Milton Tortella rompe as barreiras do imaginário e nos brinda com a liberdade gestual com que transpõe para suas telas, um universo de significações que estão por detrás da superfície da aparência.

Da observação acurada, intensa e participativa, tão envolvida nas inquietações que o atravessam, o artista reúne nesta mostra um trabalho que nunca deixou de investigar e refletir, farto material para seu fino humor e ironia: o seu tempo.

Tortella pinta assim, com independência e força de exteriorização, conduzidos eficientemente tanto pelo desenho quanto pela cor, somado as emoções responsáveis pelo caráter expressivo que predomina em suas obras.