top of page

Processo da série “Diário”. Pintura sem desenho prévio na tela

Série Diário, 2000 - 2013

A série é composta por dezenas de trabalhos, caracterizados por pinceladas fluídas e traços ininterruptos com cor sólida marcante, todas enfatizando ordinariamente silhuetas femininas – uma prática espontânea adquirida ainda na pré-adolescência, por influência das revistinhas de sacanagem folheadas na barbearia do seu pai – inseridas no cotidiano imaginário do artista e cenas noticiadas na mídia de massa. Essas pinturas e desenhos são realizados sem um esboço prévio no suporte, o primeiro traço é mantido íntegro do início ao fim da realização de cada trabalho. Cada peça ganha camadas de cores vibrantes, que sugerem texturas e estampas de tecidos, uma influência das costuras de sua mãe e de papéis de parede das revistas de decoração e filmes, adicionando uma riqueza visual e narrativa às obras.

Diário – Um Olhar Sobre o Cotidiano Popular

por Mônica Hernandes

Em uma explosão de cores, formas e volumes contrastantes, Milton Tortella rompe as barreiras do imaginário e nos brinda com a liberdade gestual com que transpõe para suas telas, um universo de significações que estão por detrás da superfície da aparência.

 

​Da observação acurada, intensa e participativa, tão envolvida nas inquietações que o atravessam, o artista reúne nesta mostra um trabalho que nunca deixou de investigar e refletir, farto material para seu fino humor e ironia: o seu tempo.

Tortella pinta assim, com independência e força de exteriorização, conduzidos eficientemente tanto pelo desenho quanto pela cor, somado as emoções responsáveis pelo caráter expressivo que predomina em suas obras.

"Coração Baleado, Diário do Povo", 2010

acrilíca s/ tela

158 x 99 cm

bottom of page